Saiba tudo sobre sinistros! Entenda o que é, como proceder, e tenha acesso aos
contatos das seguradoras para garantir agilidade na solução.
Oliveiraseg cuida de você!
O que é sinistro?
Um sinistro ocorre quando acontece um evento inesperado coberto pelo seu seguro, resultando na necessidade de acioná-lo.
Embora o termo seja amplamente associado a seguros de automóveis, ele também se aplica a outros tipos de seguros, como residencial, de vida, saúde, empresarial e até seguro de bens portáteis.
Os principais tipos de sinistros incluem:
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Acidente de trânsito
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Incêndios ou desastres naturais
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Roubo ou furto
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Problemas de saúde ou falecimentos (em seguros de vida)
Entender o conceito de sinistro e como ele funciona é o primeiro passo para resolver qualquer situação com tranquilidade.
Se você enfrentou um sinistro, siga esses passos para garantir uma solução rápida e eficiente:
- Mantenha a calma e priorize sua segurança.
Certifique-se de que todas as pessoas envolvidas estejam fora de perigo. Solicite um guincho através do assistência 24 horas para remover o carro para sua casa ou oficina, caso seja necessário. - Documente o ocorrido.
Tire fotos, anote detalhes (como local e horário) e, se necessário, faça um boletim de ocorrência. - Entre em contato conosco.
Nossa equipe especializada fará todo processo desde a abertura do sinistro, contato com as oficinas e terceiros envolvidos no acidente, sem você precisar se preocupar com nada. - Prepare os documentos necessários.
Pediremos informações como CNH, documentos do veículo, contato dos terceiros envolvidos no acidente e imagens/vídeos do incidente. - Acompanhe o processo com a Oliveiraseg.
Nossa equipe está pronta para intermediar o processo e garantir que tudo seja resolvido rapidamente.

- Atendimento humanizado: ajudamos você em cada etapa.
- Intermediação com seguradoras: agilidade e suporte na resolução.
- Intermediação com terceiros: fazemos o contato com todos envolvidos no acidente, desde a comunicação do sinistro até a liberação dos reparos do veículo.
- Intermediação com oficinas/prestadores: Fazemos todo processo desde a solicitação dos serviços e reparos até a conclusão.
- Acompanhamento completo: desde o registro até a conclusão do sinistro.
Conte com a Oliveiraseg para resolver qualquer sinistro de forma simples e eficiente!
Sinistro é o termo utilizado para descrever qualquer evento inesperado previsto na apólice do seguro, como acidentes, roubos, incêndios ou desastres naturais, que levam ao acionamento do seguro.
Mantenha a calma, priorize a segurança, documente o ocorrido com fotos e relatos, registre boletim de ocorrência (se necessário) e entre em contato com a seguradora ou a Oliveiraseg para dar início ao processo.
Os documentos variam de acordo com o tipo de seguro, mas geralmente incluem:
- CNH e documento do veículo (no caso de automóveis);
- Apólice do seguro;
- Boletim de ocorrência, se aplicável;
- Notas fiscais ou comprovantes de propriedade (para bens segurados).
A franquia é o valor que o segurado paga em casos de reparos parciais. Ela não se aplica em situações de perda total ou sinistros em que o prejuízo não atinge o valor da franquia.
O prazo depende da seguradora e da complexidade do sinistro, mas costuma variar entre 7 e 30 dias após a entrega de toda a documentação necessária.
Sinistros podem ser recusados em situações como:
- Inconsistências ou falta de informações na apólice;
- Eventos não cobertos pelo contrato;
Tentativa de fraude ou omissão de informações importantes.
Por isso, é essencial revisar sua apólice e contar com o suporte da Oliveiraseg.
Sim, a maioria das seguradoras oferece atendimento 24 horas, tanto por telefone quanto por aplicativos. Confira os contatos na seção acima.
Depois de registrar, a seguradora analisa a documentação e o caso apresentado. Caso aprovado, inicia-se o processo de reparação ou pagamento da indenização. A Oliveiraseg acompanha você durante todas as etapas.
Se o culpado pelo acidente não tem seguro, o sinistro pode ser acionado através da sua própria apólice. Sua seguradora cobrará os valores do responsável posteriormente.
Sim, desde que sua apólice inclua cobertura de danos a terceiros. Essa cobertura garante que prejuízos a outros bens ou pessoas sejam cobertos pela seguradora.
Dependendo da frequência e gravidade dos sinistros registrados, o custo do seguro pode sofrer reajustes no momento da renovação.
O cálculo é baseado no valor de mercado do bem segurado ou no valor acordado em contrato, conforme estipulado na apólice. Geralmente, evento que cause danos que superem 70% o valor do bem é enquadrado como perda total.
Sim, as seguradoras oferecem plataformas online ou aplicativos para consulta do andamento do processo.
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